Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramón Vilalta, vencedores do Prêmio Pritzker 2017, estão presentes na Bienal de Veneza 2018 com o projeto "Dream and Nature" [Sonho e Natureza], representante da Catalunha, com co-curadoria da jornalista Pati Núñez e do arquiteto Estel Ortega.
Como parte dos eventos paralelos da Bienal, a instalação apresenta as pesquisas, ideias e sonhos por trás de seu projeto de reconversão de La Vila, no Vall de Bianya (Girona):
O objetivo é que quem visita o espaço sinta um imenso desejo de conhecer La Vila, além de perceber a força da natureza, uma força que pode transformá-lo. Gostaríamos de tornar El Sueño uma experiência muito sensorial.
Neste vídeo do Louisiana Channel, o arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa expõe sua visão da importância da arte e da arquitetura. Para começar a entender essa relação, Pallasmaa enfatiza a importância da literatura e da autoconstrução, além do valor de compreender a história e a cultura de um lugar.
Pensemos numa folha de papel. Caso haja a tentativa de deixa-la em pé a partir de seu estado primário, a mesma não sustentará seu peso próprio. Contanto, se a curvarmos ou dobrarmos, a mesma atinge uma nova qualidade estrutural, suportando seu próprio peso. Da mesma forma, agem as cascas. “Não se pode imaginar uma forma que não necessite de uma estrutura, ou uma estrutura que não tenha uma forma. Toda forma tem uma estrutura e toda estrutura tem uma forma. Dessa maneira, não se pode conceber uma forma sem se conceber automaticamente uma estrutura e vice-versa.” [1] A importância do pensamento estrutural que culmina no objeto construído é então, tida pela relação entre forma e estrutura. A partir da associação do concreto e do aço, destacam-se as cascas, estruturas cujas superfícies curvas contínuas apresentam pequena espessura, se comparada às outras dimensões, frequentemente utilizadas em grandes coberturas e não permitindo esforços pontuais.
As cascas são estruturas muito utilizadas para coberturas de grandes vãos sem apoios intermediários. Em termos estruturais, são eficientes por resistirem muito bem a esforços de compressão, podendo, em pontos específicos de sua superfície, principalmente próximos aos apoios, absorverem pequenos momentos de flexão.
As ferramentas digitais aplicadas à arquitetura estão se tornando cada vez mais confiáveis. A tecnologia BIM (Building Information Modeling), a realidade aumentada e a realidade virtual estão sendo rapidamente incorporadas pela indústria da arquitetura. Soma-se a isso os esforços e investimentos cada vez maiores que as empresas do ramo da construção civil têm dedicado para marcar sua presença na internet. Como resultado disso, muitos escritórios de arquitetura tem iniciado a explorar também estratégias de marketing digital.
A produção de conteúdo é o principal fundamento para que um negócio possa ser bem sucedido na rede. Quando trata-se de escritórios de arquitetura, o que significa exatamente "criar conteúdo"? Através destes quatro exemplos pretendemos apresentar diferentes maneiras para gerar receita com projetos e/ou divulgado-los na internet. Ainda que seja impossível elencar todas as diferentes maneiras possíveis de desenvolver um negócio on-line, estes quatro exemplos utilizam a experiência e a trajetória de cada escritório para alavancar múltiplas possibilidades em mundo que está se tornando cada dia mais digital.
O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou os vencedores de seu 18º Housing Awards, que reconhece o melhor em projetos de residências para novas construções, restaurações e reformas. Este ano, o júri de cinco pessoas selecionou onze projetos para receber prêmios em quatro categorias: residências personalizadas com uma e duas famílias; casas de produção de uma e duas famílias; habitação multifamiliar; e habitação especializada.
O Louisiana Channel publicou uma nova entrevista em vídeo com o aclamado arquiteto Daniel Libeskind, em que ele repassa a história por trás de sua carreira arquitetônica. Na entrevista, Libeskind fala sobre sua visão do campo e da profissão, fazendo comparações entre arquitetura e música, ao mesmo tempo em que reflete sobre a relação da produção arquitetônica com a legislação e as perspectivas otimistas inerentes à prática da arquitetura.
Becoming, pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018 procura responder ao tema geral do evento por meio das propostas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos diferentes entornos de aprendizagem dentro do país, enfatizando especialmente o novo perfil multidisciplinar do arquiteto/a.
A exposição, organizada pela arquitetura Atxu Amann, ocupou a maior parte do orçamento ao restaurar o edifício em que está situada, "tatuando" suas paredes interiores para carregá-las de 143 propostas que se unificam através de 52 conceitos relevantes para nossa disciplina na atualidade.
Estou sentado em um movimentado café com o arquiteto indiano Jitendra Vaidya. Quando comecei minha vida como estagiário de arquitetura no final dos anos 90, Jitendra era um dos projetistas técnicos mais experientes que eu conhecia. Igualmente confortável pesando os méritos relativos de vários detalhes brilhantes enquanto discute conceitos projetuais abstratos, Jitendra é um arquiteto universal da velha escola. Depois de mais de meio século em uma profissão famosa por prazos apertados, Jitendra ainda mantém um brilho alegre em seus olhos quando fala sobre arquitetura. Então não é nenhuma surpresa que Jitendra esteja visivelmente animado hoje, enquanto ele me conta sobre seu professor, o homem que acabou de ser reconhecido como um dos maiores arquitetos vivos do mundo, B.V. Doshi.
O Prêmio Pritzker - a mais alta honra da profissão - a ser concedido a um urbanista acadêmico de 90 anos que passou sua longa carreira ensinando principalmente estudantes de arquitetura e atendendo a comunidades pobres na Índia é um desenvolvimento impressionante. Para ser justo, a caricatura dos vencedores do Pritzker como arrogantes, Euro-Americanos, Starchitects, é exagerada e desatualizada. Os vencedores recentes, como Alejandro Aravena, Wang Shu e Shigeru Ban, estão ligados em sua mútua dedicação em servir as comunidades pobres e deslocadas através de projetos inovadores e culturalmente autênticos. Mas mesmo aceitando essa nuance, Doshi é fundamentalmente diferente dos vencedores recentes.
Um projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está catalogando o patrimônio histórico de Curitiba e disponibilizando todas as informações na página Arquivo Arquitetura. O portal está sendo alimentado aos poucos com todas as pesquisas realizadas desde 2011 por mais de 560 alunos, liderados pelas arquitetas Giceli Portela e Iaskara Florenzano. No futuro próximo, a intenção é instalar QR code em frente a todas as construções, em um azulejo, para as pessoas terem acesso à história completa da edificação em tempo real de interesse.
A Comissão de Projeto Público da cidade de Nova Iorque e o prefeito Bill de Blasio anunciaram os 11 projetos selecionados como vencedores do Awards NYC Excellence in Design (Prêmio de Excelência em Projeto 2018). Estabelecido em 1983, o prêmio tem sido concedido anualmente a projetos dos cinco distritos da cidade que “exemplificam como o projeto inovador e inteligente pode proporcionar aos nova-iorquinos os melhores espaços públicos e serviços possíveis e um sentimento de orgulho cívico”.
Os prêmios de 2018 reconheceram projetos que responderam ao compromisso da administração de Blasio de fornecer uma “cidade equilibrada, resiliente e diversificada para todos os nova-iorquinos”. Todos os cinco bairros de Nova Iorque aparecem nos prêmios, com propostas que englobam educação, cultura, arte e lazer.
O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) lançou recentemente um novo estudo intitulado "Edifícios Demolidos Mais Altos", que examina 100 dos edifícios mais altos que já foram destruídos pelos seus proprietários. O relatório confirma que, se a JPMorgan Chase continuar com seus planos, o 270 Park Avenue projetado pelo SOM em Nova Iorque se tornará o edifício mais alto já demolido, sendo o primeiro com mais de 200 metros de altura.
O estudo mostrou que, na maioria dos casos, os edifícios foram demolidos para dar lugar a novos arranha-céus, como é o caso do atual edifício mais alto já demolido, o Singer Building, em Nova York. O Singer Building tinha 187 metros de altura e 41 pavimentos, até ser demolido em 1968 para dar lugar ao One Liberty Plaza.
Caminhar por São Paulo sem ver carros e caminhões me deixa com uma felicidade quase real, imaginando por um instante que a cidade deu certo, que o sonho de Jane Jacobs se realizou. E, com sincronia, um outro sentimento estético aflora inevitavelmente, uma sensação de “fim do mundo”. Este segundo impulso, se materializa num pensamento construtivo que não tem nada a ver com o fatalismo moral ou ainda menos a tragédia. Simplesmente é o fim de um mundo no qual a revolução industrial junto ao capitalismo liberal nos “educou” por dois séculos a aceitar. Este foi o mundo dos “recursos” naturais infinitos, do sonho da fartura energética e desejos de consumo voraz. Sonhos que nem eram nossos.
É hora de preparar sua inscrição! Agora, no 11º ano, o World Architecture Festival acontecerá em Amsterdã de 28 a 30 de novembro. Os organizadores esperam que quase 500 práticas arquitetônicas concorram por prêmios em mais de 30 categorias. O evento desloca-se para a histórica cidade holandesa após dois anos em Berlim.
O Festival é o maior evento de reconhecimento de arquitetura do mundo - todos os projetos arquitetônicos pré-selecionados são apresentados pessoalmente pelos arquitetos a um estimado júri. E este ano, cerca de metade dos 120 jurados devem ser mulheres.
O júri final dos Edifícios Construídos deste ano será presidido por Nathalie de Vries, do MVRDV, e também incluirá Sir David Adjadye, Li Xiadong e o decano de Harvard GSD, Mohsen Mostafavi.
Capaz de transformar uma fachada ou se moldar na forma de telhado escultural, as estruturas tensionadas testam os limites da nossa imaginação (e a compreensão da geometria). O conjunto de fotos desta semana apresenta estruturas que dependem de cabos, pontos de ancoragem, pilares e membranas para criar espaços amplos e, muitas vezes, dramáticos. Sombras marcadas e curvas acentuadas tornam as estruturas tensionadas particularmente fotogênicas, como se pode ver nessas fotografias de Christopher Frederick Jones, Plissart Marie-Françoise, Yoshihiro Koitani, entre outros.
Cidades mais seguras e sustentáveis pensadas a partir das vivências e perspectivas das mulheres - esse é o objetivo do projeto Mulheres Caminhantes! Auditoria de Segurança de Gênero e Caminhabilidade Terminal Santana, que teve os seus resultados apresentados no dia 5 de maio em evento no centro de convenções da Expo Center Norte, em São Paulo.
O relatório do projeto traz reflexões sobre como a cidade apresenta dificuldades para que as mulheres se desloquem e vivam o espaço público com qualidade e segurança.
O MVRDV apresentou um projeto que promete transformar a "Pirâmide de Tirana", construída durante o período comunista na capital e maior cidade da Albânia, em um centro de tecnologia, arte e cultura. Segundo os arquitetos, a estrutura atualmente abandonada será revitalizada para abrigar o novo centro educacional multifuncional de Tirana.
A Pirâmide de Tirana foi inaugurada em 1988 como Museu Enver Hoxta, projetado em homenagem ao ex-líder comunista da Albânia. Depois, o edifício foi utilizado como a sede da NATO durante as Guerras dos Balcãs, como uma discoteca e ainda como espaço para eventos. Embora abandonada, a estrutura continua sendo um local popular na cidade, onde a juventude de Tirana se reune frequentemente. Como uma espécie de homenagem a essa apropriação única, o projeto do MVRDV prevê que a cobertura seja um espaço de convívio e encontro entre as pessoas.
https://www.archdaily.com.br/br/894942/mvrdv-transformara-antigo-monumento-comunista-em-um-centro-de-arte-e-tecnologia-na-albaniaNiall Patrick Walsh
O trabalho de Patricia Golombek é um estudo de arquitetura desenvolvido em diferentes pontos de vista. Analisando elementos estruturais e soluções arquitetônicas realizadas por diferentes arquitetos de diferentes partes do mundo.
A artista, que é arquiteta por formação, busca destacar, através de seu trabalho, a linguagem na qual o arquiteto se comunica e o processo de criação de suas obras.
https://www.archdaily.com.br/br/895184/artista-reinterpreta-obras-de-arquitetura-atraves-de-pinturasEquipe ArchDaily Brasil
O concurso Pabellón CEMEX 2018 nasceu como um esforço para dar oportunidade e voz à comunidade estudantil de Guadalajara a expressar suas aspirações, interesses, inquietudes e críticas sobre o ofício através de uma intervenção para o pátio de uma residência patrimonial no centro histórico da cidade que funciona como oficina e centro cultural.
Com o apoio da CEMEX e da bolsa de estudos arq. Mareclo Zambrano, convocou-se a primeira edição do concurso Pabellón CEMEX 2018. Dirigida à comunidade estudantil da Região Metropolitana de Guadalajara, os participantes foram convidados a intervir em uma propriedade de valor patrimonial na primeira praça da cidade, buscando dar uma nova voz aos estudantes para que expressem suas preocupações e paixões sobre o ofício em uma obra construída que envolvia aproximá-los da prática profissional.
O escritório C.F. A Møller Architects colaborou com Kristin Jarmund Architects e Rodeo Architects no projeto de um novo complexo urbano na Estação Central de Oslo, na Noruega. O projeto procura criar uma área recreativa atraente ao redor do centro de transporte, conectando diferentes áreas e níveis topográficos com um fluxo organizado e eficiente.
A recente proposta é a continuação de um projeto desenvolvido por C.F. Møller Architects e Kristin Jarmund Architects para a região, feito para um concurso de arquitetura pré-qualificado em 2009.
https://www.archdaily.com.br/br/894923/cf-moller-architects-kristin-jarmund-architects-e-rodeo-architects-propoem-novo-complexo-urbano-no-centro-de-osloNiall Patrick Walsh
O escritório AL_A, com sede em Londres, foi selecionado para projetar a transformação do Museu de Paisley, estimada em US$55 milhões (R$208 milhões).A proposta deve revitalizar a casa do patrimônio têxtil, da história natural e coleções de arte e ciência de Paisley.
A transformação do museu é o projeto destaque de um plano de investimento maior, de US$135 milhões (quase R$500 milhões), em espaços culturais na cidade de Paisley, em preparação para se tornar a Cidade da Cultura no Reino Unido em 2021.
https://www.archdaily.com.br/br/894895/al-a-e-selecionado-para-projetar-a-renovacao-do-museu-de-paisley-na-escociaNiall Patrick Walsh
Com sua volumetria monumental, diagonais marcantes e passarelas elevadas, o edifício do Instituto Issam Fares na American University of Beirut, projetado por Zaha Hadid Architects, enfatiza o movimento e evoca a velocidade da vida contemporânea. Iniciado em 2006 e concluído em 2014, o premiado edifício de concreto e vidro da Hadid apresenta um ousado balanço que se projeta 21 metros para frente da fachada, criando um espaço coberto. As passarelas elevadas cruzam os galhos de enormes árvores de mais de um século de idade.
Como parte da participação brasileira na Bienal de Veneza 2018, intitulada Muros de Ar, o Atelier Marko Brajovic levou a instalação NSDC, que propõe o redesenho de grades da cidade em mobiliários urbanos, considerando o processo de design como uma ferramenta de transformação, usada para moldar a paisagem urbana e seu uso.
O escritório Diller Scofidio + Renfro venceu o concurso internacional para o novo centro de pesquisa e arte do Victoria and Albert Museum (V&A) que será construído no Queen Elizabeth Olympic Park, a leste de Londres.
Projetado em colaboração com Austin-Smith: o projeto busca ampliar o acesso público a coleções de arte, design e performance que não estão atualmente em exibição. O projeto faz parte do V&A East, uma iniciativa que também inclui um novo museu planejado para o Stratford Waterfront, projetado pelos vencedores da medalha de ouro do RIBA, O'Donnell + Tuomey.
https://www.archdaily.com.br/br/894971/v-and-a-museum-seleciona-diller-scofidio-plus-renfro-para-projetar-o-v-and-a-east-olympic-park-centerNiall Patrick Walsh