“Eu sou tolerante. Mas revolto-me. Acuso. É a minha obrigação. Estou sozinho. Por trás de mim não há qualquer ditadura, qualquer partido, qualquer grupo, nem qualquer máfia. Nem um esquema intelectual coletivo, nem uma ideologia. A revolução verde não é uma revolução política. É sustentada pela base e não é nem minoritária nem elitista. É uma evolução criadora em harmonia com o curso orgânico da natureza e do universo.”
O parágrafo acima foi proferido em meados do século XX por Friedensreich Hundertwasser, artista e arquiteto austríaco nascido em 1928 que marcou a história da arquitetura com seu estilo único de incorporar formas irregulares e vibrantes nas obras. Seus projetos eram um verdadeiro manifesto contra a arquitetura racional e repetitiva nos quais há direito de intervenções nas janelas para os inquilinos, pisos irregulares, telhados verdes e vegetação espontânea. Como arquiteto, ele sempre colocou a diversidade antes da monotonia, acreditando no direito de cada indivíduo de modificar a sua casa e expressar sua criatividade. Porém, acima de tudo, Hundertwasser acreditava na importância da identificação do homem com a natureza e o mundo ao seu redor, abordando conceitos relacionados à vida em comunidade e ao respeito pelo meio ambiente.
As Maldivas são um país insular soberano localizado no Oceano Índico, organizado em 26 atóis. Sua capital e cidade mais populosa é Malé, com 103.693 habitantes. É formado por 1.190 ilhas, das quais 203 são habitadas, e está localizado a 450 km da Índia. Tem um clima tropical e úmido e é o país menos povoado da Ásia. O arquipélago tem 298 km quadrados distribuídos por uma área de cerca de 90.000 km, o que o torna um dos países mais dispersos do mundo.
O horizonte de Cluj-Napoca, cidade localizada na região da Transilvânia na Romênia, é definido por um mosaico de prédios históricos e modernos, dando à cidade uma aparência única e diversa. Entre os principais marcos visíveis, destaca-se a Torre dos Bombeiros, ou "Turnul Pompierilor" em romeno, por sua mistura de estilos, desde trabalhos medievais feitos em pedra até detalhes barrocos e intervenções contemporâneas. Mesmo sendo um monumento relativamente pequeno, com uma área no térreo de pouco menos de 50 metros quadrados, a torre contém camadas de história que narram a evolução de seu bairro e da cidade, desde seus primórdios durante a Idade Média até os dias atuais. Abandonada nos últimos anos, uma nova intervenção de Vlad Sebastian Rusu e Octav Silviu Olănescu tem como objetivo restaurar a posição da torre como um marco da história local e um espaço atraente para moradores e visitantes. Este artigo explora a história por trás da Torre dos Bombeiros, tanto narrativa quanto visualmente, através da lente de Cosmin Dragomir.
O campo da arquitetura, em teoria, se separa da arte. Ou se discute uma espécie de hierarquia entre os dois. Por sorte, o escritório Vão é um exemplo de que a separação não precisa existir, e que a hierarquia é infrutífera para qualquer um dos lados. Fundado em 2013 por Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero em São Paulo, o escritório desenvolve projetos arquitetônicos alimentados pelo pensamento artístico, e trabalhos artísticos em escala arquitetônica.
Uma usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, é o novo símbolo de Curitiba. Apelidada de pirâmide solar, devido ao seu formato, a usina com potência instalada de 4,55 megawatts (MW) foi inaugurada na última quarta-feira (29) no aniversário de 330 anos da cidade.
O projeto integra o Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas por meio da produção de energia renovável. O município conseguirá reduzir a emissão de duas mil toneladas de CO2 na atmosfera, colaborando assim para o cumprimento das metas da cidade de redução dos gases do efeito estufa.
A luz é um elemento arquitetônico integral e emotivo. O acesso à luz é tanto aproveitado como limitado na arquitetura. Enquanto habitações tropicais caras celebram vistas ensolaradas com vidraças expansivas, uma ampla gama de galerias de arte rejeita a luz em sua forma natural, eliminando-a em conformidade com os requisitos sensíveis de suas exposições. A luz em um sentido arquitetônico e urbano também é altamente simbólica, evidente nas muitas metrópoles do nosso mundo, mas onde esse simbolismo assume uma dimensão interessante é no arquipélago de Zanzibar.
Viver em um mundo cercado pelo constante surgimento de novos desafios exige adaptabilidade, resiliência e aprendizado contínuo. Em resposta, os concursos de projeto encorajam arquitetos a pensarem fora da caixa para criar soluções inovadoras. Seja para projetos experimentais ou práticos, esses concursos oferecem uma plataforma colaborativa para promover inovação e criatividade na solução de desafios contemporâneos. Esse é o caso da Buildner, que desenvolve um espaço para concursos de arquitetura abertos para descobrir novas possibilidades arquitetônicas.
Os concursos de arquitetura da Buildner são uma ferramenta para impulsionar o progresso ao fomentar ideias revolucionárias que promovam a discussão de tópicos críticos como habitação acessível, sustentabilidade e arquitetura em pequena escala. São fundamentais para enfrentar desafios globais. Esses concursos visam inspirar a próxima geração de designers a desafiar o status quo.
O transporte nos conecta. É como chegamos à escola e ao trabalho, como visitamos nossas famílias e como acessamos locais para comprar alimentos e receber tratamentos de saúde. Também é como enviamos e recebemos mercadorias e serviços. À medida que as economias e populações crescem, aumenta também a necessidade de meios de transporte eficientes, acessíveis e sustentáveis.
https://www.archdaily.com.br/br/999059/5-mudancas-para-transformar-o-transporte-e-cumprir-as-metas-climaticasWRI Brasil
O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, que beneficiam 108,7 milhões de habitantes.
Desse total, 85% estão na Região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desse tipo de energia, cuja participação na matriz nacional atinge, atualmente, 13,2%. A eólica já responde hoje por 20% da geração de energia que o país precisa.
Esse não é o primeiro texto a falar sobre isso, muito menos será o último. Diversos artigos apontam a inconsistência de vender políticas urbanas que favoreçam o automóvel como soluções de mobilidade. Eu mesmo escrevi em 2021 sobre a necessidade de pararmos de construir viadutos e dizer que eles vão resolver os problemas de mobilidade. Porém, recentemente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, autarquia vinculada à prefeitura, abriu uma consulta pública para questionar a população sobre a abertura de ruas no maior parque linear da cidade, o Corredor Vera Arruda. O objetivo da proposta é melhorar a “mobilidade” e “fluidez” da região, que “sofre” com congestionamentos nos horários de pico.
https://www.archdaily.com.br/br/999312/maceio-abrir-ruas-em-um-parque-pode-melhorar-o-transitoRuan Victor Amaral
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou formalmente na quarta-feira (29) a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, por meio da Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco (Brasunesco). A lista é composta por bens culturais imateriais que são considerados representativos da diversidade cultural mundial e que necessitam ser protegidos e valorizados.
https://www.archdaily.com.br/br/999224/queijo-minas-podera-ingressar-na-lista-de-patrimonio-cultural-imaterial-da-humanidadeArchDaily Team
Os surfistas de São Paulo não precisarão mais viajar para pegar uma onda. Está prevista para 2025 a inauguração do Beyond The Club, um complexo esportivo e de bem-estar com praia de ondas artificiais. Projetado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, o clube terá, além da piscina de ondas com faixa de areia, um conjunto esportivo com quadras de beach tênis, quadra de tênis, academia, spa, área para skate indoor e três restaurantes.
O clube ocupará a área do antigo Hotel Transamérica, localizado próximo à Marginal Pinheiros, na zona sul da cidade, projetado pela primeira geração do escritório na década de 1980.
https://www.archdaily.com.br/br/999289/sao-paulo-ganhara-praia-artificial-projetada-por-aflalo-gasperini-arquitetosArchDaily Team
Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura deste ano – La Biennale di Venezia, o Pavilhão de Singapura ativa a discussão sobre novos métodos de medição e avaliação do intangível e pergunta explicitamente: quanto é suficiente? A exposição explora a interação de uma comunidade com seu entorno, sugerindo que ela não é quantificada dentro desses critérios; os edifícios e o ambiente físico são projetados e construídos de acordo com padrões mensuráveis, quantificáveis e graduáveis. Além disso, o pavilhão sugere que, conectando esses pilares da cidade, torna-se essencial repensar a inovação no projeto. A exposição pergunta como os arquitetos podem quantificar os valores imensuráveis da arquitetura: ação, apego, atração, conexão, liberdade e inclusão.
Escrever sobre a participação de mulheres arquitetas ou no campo da construção civil é complexo. Hoje, conhecemos mulheres arquitetas contemporâneas que são multi-premiadas e reconhecidas, no entanto, olhar para o passado faz dessa perspectiva um espaço escuro e solitário.
O Coachella Valley Music Festival, um festival anual de música e arte realizado no deserto do Colorado, abriu em 14 de abril de 2023. Durante os dois fins de semana, 14 a 16 de abril e 21 a 23 de abril, quatro designers e artistas emergentes de todo o mundo deixaram sua marca na famosa paisagem. O festival contou com instalações de arte feitas por nove designers, artistas e coletivos internacionais. As novas obras esculturais de Kumkum Fernando, Vincent Leroy, Güvenç Özel e Maggie West emprestam cor, luz e perspectivas alternativas à atmosfera carregada e atuam como faróis coloridos que transformam a icônica paisagem de Coachella em diferentes momentos do dia e da noite.
Para a exposição anual de arquitetura deste ano - La Biennale di Venezia, o Pavilhão de San Marino apresentará o projeto Hosting Guest. Com curadoria de Michael Kaethler e Marco Pierini, a intervenção é um workshop de co-design focado em questões relacionadas à hospitalidade e parte de um projeto de pesquisa internacional baseado em lugares e necessidades reais. Representando a República mais antiga do mundo, o artista Vittorio Corsini participará do pavilhão com a ajuda de uma equipe de pesquisa formada por estudantes, designers e pesquisadores de San Marino, de universidades de Veneza e internacionais.
O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou que a professora Yasmeen Lari, primeira arquiteta do Paquistão, receberá a Medalha de Ouro Real de 2023 em arquitetura. O prêmio, uma das maiores honrarias da arquitetura e a primeira a ser pessoalmente aprovada pelo Rei Charles III, reconhece o trabalho de Yasmeen Lari em defender conceitos de construção de emissão zero de carbono para populações deslocadas. A Medalha de Ouro Real será oficialmente entregue a Yasmeen Lari em junho de 2023.
A quadra é um elemento tipicamente urbano que, historicamente, apresentou-se sob diferentes formas e desenhos, fazendo parte, de maneira estrutural, das diretrizes de planejamento das cidades. A partir da observação de alguns tecidos urbanos de cidades como Barcelona, na Espanha, Paris, na França, e Copenhagen, na Dinamarca, é possível perceber a grande variação entre os modelos de quadras, em inúmeros aspectos, definindo suas próprias paisagens e dinâmicas. Alterações de estilo e formato, mudanças volumétricas na relação entre cheios e vazios, e modificações entre as conexões de acesso com o entorno, são alguns exemplos de particularidades tipológicas que as diferenciam. Assim, muitas vezes, em suas especificidades, as quadras constituem-se enquanto características emblemáticas e representativas não somente de determinados modelos de planejamento urbano, desenvolvidos ao longo da história, mas também das próprias cidades.
Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, o Pavilhão da Lituânia apresentará uma exposição intitulada "Floresta das Crianças", com curadoria de Jurga Daubaraitė, Egija Inzule, e Jonas Žukauskas. A intervenção visa tornar-se uma paisagem lúdica, reconhecendo as perspectivas únicas através das quais as crianças observam e interagem com o ambiente. O projeto busca explicar o ecossistema da floresta, reunindo trabalhos e descobertas desenvolvidas em paralelo às atividades ao ar livre, realizadas com crianças nas florestas da Lituânia e Finlândia. Educadores ambientais, ativistas, arquitetos e silvicultores discutirão a ideia das florestas como espaços negociados onde todos os atores desempenham um papel importante. O pavilhão estará aberto para visitação de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
Erguendo-se sobre as cidades globais, o arranha-céu moderno há muito tempo é um símbolo de crescimento econômico e declínio ambiental. Durante anos, eles foram criticados pelos ambientalistas por serem consumidores descontrolados de energia. O arquiteto malaio Kenneth Yeang reconheceu o arranha-céu como uma necessidade nas cidades modernas e adotou uma abordagem pragmática para tornar mais verde a tipologia de construção que, de outra forma, seria insustentável. Os arranha-céus bioclimáticos de Yeang buscam combinar a economia de espaço com a sustentabilidade e a melhoria dos padrões de vida.
Da ampola de vidro vazia de Thomas Edison aos LEDs controlados por inteligência artificial, centenas de anos se passaram representando uma evolução constante a qual culmina no que hoje conhecemos como iluminação artificial. Edison não poderia imaginar o quanto nos tornaríamos dependentes da sua invenção quase dois séculos depois, levando um modo de vida no qual permanecemos até 90% do nosso tempo em ambientes fechados e privados de luz natural, como shoppings e escritórios. Locais onde a luz artificial permanece constante ao longo dos dias, sem sofrer qualquer tipo de oscilação em relação à temperatura de cor ou intensidade luminosa, onde a iluminação artificial praticamente anula a diferença entre o dia e a noite.
A Arábia Saudita anunciou sua participação na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, com uma exposição intitulada IRTH إرث, legado em árabe, que explora as qualidades de certos materiais em relação à paisagem saudita. Na edição deste ano, o Pavilhão Saudita será representado pelo arquiteto AlBara Saimaldahar e comissariado pela dupla Basma e Noura Bouzo, marcando a terceira participação do Pavilhão Saudita na Exposição Internacional de Arquitetura. O Pavilhão estará em exibição no Arsenale – Sale d’Armi 2023.
A Cidade do Panamá vem passando por um renascimento arquitetônico. Edifícios que se tornaram ultrapassados e deteriorados com o tempo estão agora sendo reformados, restaurados e modernizados — e um escritórios mais ativos nesse movimento é o Sketch, uma prática arquitetônica que se descreve como "enérgica, multidisciplinar e convicta de que o projeto deve ser ao mesmo tempo inteligente e divertido".
Seus projetos de renovação e renovação, como a Academia de Dança STEPS, a galeria DiabloRosso e o edifício de uso misto La Moderna são claros indícios deste espírito transformador que gira em torno da eficiência e relevância. Veja os projetos em detalhes abaixo.
A iluminação é frequentemente uma questão de números — quando em excesso, os interiores perdem o seu contorno; quando em falta, a atmosfera escura pode tornar um espaço sem graça. A sua importância no design de interiores não pode ser subestimada: quando feita da maneira certa, não só realça as características arquitetônicas de um espaço, mas também faz com que os moradores se sintam à vontade. Como Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference, explica em uma recente entrevista feita pelo Architonic, a luz é uma ferramenta crucial para adicionar um elemento emocional e "animar um espaço". É de se esperar que um projeto de iluminação errado possa ter consequências catastróficas para uma sala perfeitamente desenhada.