Para comemorar os 50 anos da obra das Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, o fotógrafo Fernando Guerra compartilhou conosco uma interessante sessão de fotos do projeto.
O jovem Álvaro Siza Vieira, então com 26 anos, foi chamado para realizar um projeto de piscinas de águas salgadas na orla de Leça da Palmeira, em Matosinhos. O complexo, concluído em 1966, consiste em vestiários, um café e duas piscinas- uma para adultos e outra para crianças - e tornou-se um dos seus mais reconhecidos projetos, classificado como Monumento Nacional de Portugal em 2011.
Veja as fotos e saiba mais sobre o projeto a seguir.
"Cities Alive: Towards a walking world" é uma das mais recentes publicações da companhia de desenho, engenharia e planejamento urbano Arup, na qual é aprofundada a discussão do papel das caminhadas no desenvolvimento das cidades.
Embora algumas cidades deem preferência para os deslocamentos a pé no momento de projetar espaços públicos, existem outras que ainda têm um longo caminho a percorrer nesse sentido, começando pela adoção de um paradigma de mobilidade que priorize os meios de transporte sustentáveis (caminhadas, bicicleta e transporte coletivo).
O presente estudo da firma londrina começa identificando algumas ações que foram implementadas em 80 cidades tão diversas como Los Angeles (EUA), onde apenas 4% dos deslocamentos diários são realizados a pé, e Istambul (Turquia), onde este mesmo índice passa a 48%.
A Rede Nossa São Paulo apresentou recentemente sua pesquisa anual sobre Mobilidade Urbana. O estudo é divulgado desde 2008 durante a semana do Dia Mundial Sem Carro. Trata-se de uma pesquisa sobre a percepção dos moradores da capital paulista sobre vários aspectos e políticas urbanas, realizada através de entrevistas com uma amostra distribuída regionalmente, por idade, gênero e renda.
Quando pensamos em um projeto de autor, sabemos se tratar de algo único e especial. Um projeto inovador que é capaz de mudar nossa percepção e alterar nossa cultura visual. É exatamente isso que faz a designer alemã Elisa Strozyk com Wooden Textiles, uma linha de produtos que mistura madeira e tecido.
A designer comenta que a inovação continua sendo parte fundamental do projeto, pois acrescenta à madeira propriedades novas ao convertê-la em um tecido flexível com movimentos, cores e texturas novas. Um modo novo de empregar esse material tradicional para criar novas formas e experiências.
A linha ferroviária Petite Ceinture foi inaugurada em 1852 para o transporte de carga e passageiros. Percorrendo 32 quilômetros e cruzando nove arrondissements da cidade, seu apogeu durou mais de oito décadas.
No entanto, na primeira metade do século XX, o número de passageiros da linha caiu devido à ascensão do automóvel, fazendo com que em 1934 a linha deixasse de realizar esse tipo de serviço. O caminho continuou sendo usado apenas para cargas até os anos 1980, quando, finalmente, os trens deixaram de circular por ela.
Para Mauricio Pezo e Sofía Von Ellrichshausen, o papel do arquiteto vai muito além de lidar com problemas funcionais, bem como sociais, sustentáveis e de segurança. "É claro que a arquitetura em sua essência consiste em solucionar problemas, e os problemas mudam constantemente", diz von Ellrichshausen nesta entrevista com aThe Architectural Reviewfora de seu Pavilhão Vara na Bienal de Veneza de 2016. “Mas provavelmente o que abrange a arquitetura é muitas vezes maior do que o problema abordado inicialmente. Portanto, pensamos na arquitetura em termos de sua grande abrangência, incorporando valores e não necessariamente propondo uma solução".
O fotógrafo de arquitetura Manuel Rodríguez visitou Monceau-sur-Sambre em Charleroi, Bélgica, para registrar uma impressionante usina elétrica construída em 1921 que chegou a ser uma das maiores do país. Todavia, em 2006, todos os olhares se voltaram para a central de energia após as autoridades descobrirem que a usina, sozinha, era responsável por 10% de todas as emissões de CO2 da Bélgica. Um escândalo que causou atritos com ativistas ambientais do Greenpeace e que acabou por colocar um fim às atividades da usina.
Hoje em dia, caminhar nos arredores e interior da edificação é algo que poucas pessoas podem experienciar, já que a central elétrica será demolida em breve. Em um recente registro fotográfico, Rodríguez compartilha suas impressões e um panorama em 360° que pode ser visto com Google Cardboard, Oculus Rift ou qualquer outro dispositivo de realidade virtual.
No cânone dos grandes arquitetos holandeses existem vários profissionais renomados, de Berlage a Van Berkel. Com base apenas na influência, Rem Koolhaas - neto do arquiteto Dirk Roosenburg e filho do autor e pensador Anton Koolhaas - está acima de todos os outros e tem tentado, ao longo de uma carreira de quatro décadas, redefinir o papel do arquiteto de um autarca regional para um globalmente ativo criador de mundos - sejam eles reais ou imaginários. Um novo filme concebido e produzido por Tomas Koolhaas, filho do protagonista homônimo, residente em Los Angeles, tenta representar biograficamente o trabalho do OMA"expondo a experiência humana da [sua] arquitetura através do cinema dinâmico."
“…o carro tornou a cidade grande inabitável. Tornou-a fedorenta , barulhenta asfixiante, empoeirada, congestionada, tão congestionada que ninguém mais quer sair de tardinha.” André Gorz
No início deste ano, o artista franco-tunisiano eL Seed realizou um mural que atraiu a atenção de vários veículos internacionais e das redes sociais por qualificar esteticamente o bairro de Manshiyat Nasr, no Cairo, uma região associada por muitos a um lixão.
Todo mundo pode contar histórias de horror sobre algum professor, do mesmo modo como pode lembrar de outros tantos que eram adorados. Em última instância, seus professores são as presenças mais importantes de sua formação na arquitetura; não importa quanto você se dedique em aprender através de outros meios, estas pessoas se tornarão imagens formadoras não apenas em sua graduação, mas possivelmente em sua vida toda.
No entanto, é fácil esquecer que seles são apenas pessoas, com suas falhas e manias como qualquer outra pessoas. Com alguns seu convívio será pacífico, com outros nem tanto. A seguir, listamos cinco tipos de professor que você encontrará na escola de arquitetura, e o que pode ser aprendido com cada um deles.
Através de uma carreira de somente 13 anos, o arquiteto italiano Giuseppe Terragni (1904-1943) deixou um importante legado de obras construídas que hoje são referências obrigatórias da arquitetura moderna e racionalista.
Viajamos às cidades de Como e Milão para visitar quatro obras emblemáticas que refletiam claramente sua forma de projetar; baseado na configuração organizada dos elementos arquitetônicos, que aparecem limpos, puros e expressivos... individuais, mas conformando parte essencial de um conjunto harmônico.
Novocomum, Casa Rustici, Asilo Sant'Elia, Casa Giuliani Frigerio e um bônus, a seguir.
Nos anos 1960, o urbanista britânico Donald Appleyard realizou uma série de estudos para descobrir se ruas com alto fluxo veicular e bom nível de habitabilidade poderiam coexistir em regiões residenciais.
Os resultados desses estudos demonstraram que os habitantes já reconheciam que as ruas muito movimentadas sofriam mais com a poluição e falta de segurança.
Uma parte do trabalho em arquitetura inclui disponibilizar no mercado suas habilidades. "Um minuto de networking" é uma habilidade que muitos arquitetos aprendem a fim de serem bem sucedidos no campo criativo, mas ter o dom da palavra não basta, é preciso mostrar seu trabalho. Se você tem um portfólio on-line que é acessível com apenas com uma conexão com a internet, o seu trabalho pode ser convenientemente mostrado durante suas conversas.
A coisa mais importante para se levar em consideração é que, como o seu currículo impresso, o portfólio on-line é uma ferramenta para ajudá-lo a avançar em sua carreira, por isso, deve ser útil para seus objetivos.
A seguir apresentamos oito perguntas que você deve responder a si mesmo ao criar um portfólio on-line:
O arranha-céu: símbolo de poder e representante da economia espacial. Essa tipologia construtiva possui um passado histórico, turbulento e até contestado. Conheça, a seguir, a história de 17 destas torres que alteraram o curso da arquitetura:
https://www.archdaily.com.br/br/795340/as-historias-por-tras-de-17-arranha-ceus-que-mudaram-o-curso-da-arquiteturaAD Editorial Team
Os instrumentos legais definidos pelo Estatuto da Cidade (Lei Nº 10.257/2001) para orientar a política urbana dos municípios brasileiros (Plano Diretor, Zoneamento Urbano, Código de Obras e Edificações, Operações Urbanas Consorciadas, entre outros), regulamentam o desenvolvimento das cidades e influenciam diretamente seus padrões de urbanização, podendo contribuir ou não para a promoção de modelos de mobilidade mais sustentável.
https://www.archdaily.com.br/br/795531/legislacao-urbana-e-corredores-de-transporte-nas-grandes-cidades-brasileiras-uma-analise-a-luz-dos-principios-de-desenvolvimento-orientado-ao-transporte-sustentavelITDP Brasil
Está no ar o site “Intervenções temporárias no Rio de Janeiro”, elaborado pelo Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT), do PROURB-FAU/UFRJ. Este é um projeto 100% acadêmico que disponibiliza o mapeamento de intervenções temporárias na cidade do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoa possa pesquisar, manter-se informada e indicar novas intervenções que estejam acontecendo ou que já tenham ocorrido na cidade.
O objetivo do site, que tambem está disponível em inglês e espanhol, é aprofundar as relações entre as intervenções temporárias e os espaços coletivos da cidade, construindo uma cartografia do temporário disponível de forma interativa, oferecendo infinitos tipos de busca e permitindo entender quais espaços da cidade são apropriados e de que forma, possibilitando aproximações e comparações entre eles.
Nossos editores acessam centenas de sites de escritórios de arquitetura todas as semanas. O que eles mais admiram e apreciam nesses sites? Organização e simplicidade. Sites que não são apenas claros, mas rápidos. Buscamos incessantemente por projetos a serem incluídos em nossa plataforma, então, é crucial que quando visitemos um site não apenas saibamos onde procurar, mas como acessar as informações. Filtros são nossos maiores aliados. Diferenciar as tipologias é importante, mas talvez não tão importante como distinguir entre projetos construídos e não-construídos ("isso é um render?" é uma pergunta feita pelo menos uma vez por dia).
https://www.archdaily.com.br/br/795315/os-melhores-sites-de-escritorios-de-arquiteturaAD Editorial Team
Você já cogitou projetar uma casa perfeitamente cúbica? É pouco provável, a menos que você estivesse envolvido no evento da Dallas CASA, "Desfile de Casas de Bonecas". Há 25 anos, a associação convidou arquitetos, designers e construtores a conceber, construir e doar casas de bonecas para arrecadar fundos para crianças abusadas e negligenciadas.Todo ano, as pequenas casas são exibidas no Northpark Mall - o principal centro cultural de Dallas - onde as pessoas podem comprar rifas de US$ 5 para ganhar uma das casas expostas.
O Arquiteto Bob Borson concebeu suas duas primeiras casas para Dallas CASA em 2009, antes de iniciar seu popular blog Life of an Architect e, posteriormente lançar o "Concurso de Projeto The Life of an Architect". A ideia surgiu em 2010, quando um grande número de arquitetos sofreu com a crise econômica. Como Borson explica: "Eu queria propor um concurso de projeto de casas de bonecas aberto a outros arquitetos para que eles pudessem permanecer ligados à profissão de arquitetura." Isso também exigiu que Borson arrecadasse dinheiro e encontrasse construtores para construir os projetos. "Eu sempre cobri todas as despesas para que o concurso continuasse com entrada livre - as casas de bonecas eram para caridade e parecia que era a coisa certa ser feita", refletiu Borson.
A medida que a população de Seul crescia rapidamente, os blocos de apartamentos converteram-se em algo comum na paisagem. O fotógrafo Manuel Alvarez Diestro passou 6 meses explorando as novas populações da cidade, com o objetivo de 'revelar, em términos visuais, a natureza expansiva da urbanização e a transformação da paisagem através da construção destes novos projetos de moradia em escala massiva'.
A Flórida é um estado em negação. Miami está no meio de uma das maiores explosões de edifícios na história da região. O skyline da cidade é repleto de guindastes que se elevam de torres com revestimentos dourados, brancos e verde-água sem fim de uso residencial ou hoteleiro. Este massivo fluxo de investimentos em dólares é absolutamente paradoxal, considerando a iminente calamidade que rodeia o sul da Flórida: o National Oceanic and Atmospheric Administration prevê que o nível do mar poderia, possivelmente, aumentar quase 0,89 metros até a metade do século. Se esta tendência persistir, este número será elevado a 2 metros até o ano de 2100, ameaçando a habitação de toda a região metropolitana.
Dado este angustiante cenário, Miami ou está se recusando a tomar conhecimento do inevitável, ou está desesperadamente tentando se tornar relevante o suficiente para ser salva—não que salvar a cidade seja realmente possível. A região se assenta numa rocha calcária extremamente porosa que claramente descarta a opção de uma barragem no estilo da dos Países Baixos. Se o Atlântico não pudesse fazer nenhuma incursão, a crescente maré iria simplesmente se desmontar por baixo. A topografia plana de Miami não tem nenhuma chance.
A prefeitura de minha cidade atual, Scottsdale, Arizona, não dá nenhuma dica de qualquer tipo de função cívica se analisada a partir da avenida em que está inserida. Você acessa o edifício a partir do estacionamento em volta. A única razão pela qual eu estive lá foi como parte de uma equipe em um processo de seleção. Minhas outras negociações com o governo têm sido online, via e-mail ou através de localidades suburbanas, onde eu tenho ido para lidar com assuntos como testes de poluição atmosférica. Eu voto pelo correio.
O grande impulso local, estadual e federal é fazer com que tudo aconteça online, fazendo com que as atividades permaneçam tão mínimas e anônimas quanto for possível. As operações reais do governo há muito tempo têm estado nos bastidores, onde políticos e burocratas fazem o trabalho real. No entanto, essas atividades frequentemente acontecem dentro de grandes estruturas que nos dão um sentido de identidade e orgulho do nosso governo, servindo também como locais abertos, onde poderíamos encontrar nossos agentes cívicos. Como resultado, nós vivemos com uma herança de monumentos cívicos que proclamam nosso investimento na deliberação e democracia, mas nós construímos muito pouco estruturas como estas hoje em dia. Em vez disso, nós estamos buscando nos livrar de quaisquer relíquia de uma tal história da arquitetura cívica - o governador de Illinois gostaria de vender o James R. Thompson Center, projetado por Helmut Jahn, em 1982-85, e só a especificidade dos edifícios clássicos grandes que antecedem aquele monumento pós-moderno impede que outros políticos tentem o mesmo. Prédios públicos custam dinheiro tanto para a construção quanto para a manutenção, e seus espaços formais encontram-se vazios a maior parte do tempo.
Quando se trata de obras de arte caras, sem dúvida, a arquitetura está no topo da lista (mesmo se os méritos artísticos de alguns dos edifícios mais custosos forem, às vezes, duvidosos). Mas o que pode não ser tão óbvio é que muitas das obras emblemáticas da arquitetura foram concluídas com orçamentos similares aos de uma outra indústria artística: o cinema. Cada um com seu próprio conjunto de méritos, ambas obras funcionam a partir de categorias que transcendem o tempo, confirmando que (na maioria dos casos) elas podem retornar muito mais do que seu investimento inicial.
Para ilustrar este ponto, organizamos uma lista de edifícios e os comparamos com filmes de orçamentos semelhantes concluídos no mesmo ano. Quais os edifícios ou filmes têm contribuído mais, levando em conta seus custos iniciais?
Critical Design foi o termo criado em 1999 por Anthony Dunne, designer e professor do Royal College of Art de Londres, em seu livro Hertzian Tales: Electronic Products, Aesthetic Experience, and Critical Design. Posteriormente foi apropriado e utilizado por teóricos, artistas e outros alinhados a esse projeto crítico, especulativo e ficcional. Dune e sua parceira Fiona Raby, seguiram a trilha do Radical Design italiano das décadas de 1960 e 1970 [1].
Radical Design foi o movimento que à sua época integrou arte, design e arquitetura das vanguardas italianas imersas em uma cultura pop pós-moderna influenciada sobretudo pelas experimentações e colagens dos ingleses do Archigram.