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Noticias de Arquitetura

Katie Paterson e Zeller & Moye criam "oca" com mais de 10.000 amostras de madeira

Uma nova instalação da artista Katie Paterson e os arquitetos Zeller & Moye para a Universidade de Bristol, Hollow, foi instalada permanentemente na cidade da Royal Fort Garden. Encomendada para marcar a inauguração do novo edifício de Ciências da Vida da Universidade. Adjacente aos jardins, o projeto foi organizado pelo grupo de artes com sede em Bristol, chamado Situations. A instalação, uma aglomeração de hastes de madeira, é uma coleção de amostras de mais de 10.000 espécies arbóreas únicas. Recolhidas ao longo de um período de três anos, as amostras foram provenientes de viveiros, Xylaria, herbários, e colecionadores em todo o mundo. A instalação é acompanhada por um website e o projeto de participação pública, Treebank, em associação com a BBC Four.

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Centro de Artes dos Açores vence Prêmio FAD de Arquitetura

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande, Açores, projetado por Menos é Mais Arquitectos + João Mendes Ribeiro, recebeu o Prêmio FAD de Arquitetura 2016. Os Prêmios FAD (Fomento de las Artes y del Diseño) foram entregues em uma cerimônia realizada em Barcelona e são considerados os prêmios mais importantes da arquitetura ibérica.

O projeto, uma recuperação de uma antiga fábrica de álcool e tabaco e também uma ampliação, resulta de uma parceria entre Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, do atelier Menos é Mais (Porto), e João Mendes Ribeiro (Coimbra).

"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto

Como diretor da Bienal de Veneza 2016, Alejandro Aravena procurou mudar as bases da arquitetura. Ao invés de um olhar introspectivo das deficiências da profissão, como Rem Koolhaas fez em 2014, o chileno, ganhador do Prêmio Pritzker deste ano, nos pede para olhar na direção oposta — para as vastas áreas do horizonte construído, que tradicionalmente ficam além da alçada da profissão: favelas urbanas, megacidades sem natureza, zonas de conflito, portos comprometidos ambientalmente, aldeias rurais distantes.

"Acreditamos que o avanço da arquitetura não é um objetivo em si, mas um meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma Aravena na introdução ao evento. Em outras palavras, a sua Bienal não questiona o que a arquitetura deve ser, ainda que falhe, mas sim o que poderia fazer, mas muitas vezes esquece.

"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 1 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 3 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 6 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 9 of 4Reporting From The Front de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Mais Imagens+ 9

Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP em Tijuana

O escritório SHoP Architects acabou de iniciar seu primeiro projeto no México, um equipamento de uso misto em Tijuana. O complexo, que será conhecido como BAJALTA, explora novas ideias de espaços abertos e empreendimentos de uso misto, proporcionando melhor qualidade de vida para moradores e visitantes.

Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP  em Tijuana - Image 1 of 4Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP  em Tijuana - Image 2 of 4Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP  em Tijuana - Image 3 of 4Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP  em Tijuana - Image 4 of 4Iniciadas as obras do complexo multiuso projetado pelo SHoP  em Tijuana - Mais Imagens+ 3

Campanha de financiamento coletivo para a exposição "Cartas ao Prefeito: São Paulo"

O Pivô Arte e Pesquisa e a Storefront for Art and Architecture apresentam a exposição Cartas ao Prefeito: São Paulo, com a curadoria dos arquitetos Bruno de Almeida e Fernando Falcon.

A exposição faz parte de um projeto mundial concebido pela Storefront for Art and Architecture e intitulado Letters to the Mayor, uma mostra itinerante que já aconteceu em cidades como Nova Iorque (E.U.A.), Atenas (Grécia), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cidade do México (México), Taipei (Taiwan), entre outras. Em cada uma destas cidades foi exposto um conjunto de cartas que arquitetos locais escreveram para o seu Prefeito, expressando suas ideias, opiniões e desejos para a cidade.

Andersen & Sigurdsson Architects’ Light Pavilion está em Exposição no Pavilhão Dinamarquês da Bienal de Veneza

Comissionado pela Fundação Dinamarquesa para a Cultura e instalações Esportivas, o projeto do Light Pavilion, de Andersen & Sigurdsson Architects’ é aberto e transparente, encorajando a participação. Com uma área de 1.200 metros quadrados, a estrutura multiuso vai abrigar uma série de atividades planejadas e espontâneas. A visão dos arquitetos era criar um espaço no qual uma multiplicidade de eventos pudessem acontecer dentro e em torno dele.

Enquanto a estrutura real está atualmente em construção, uma maquete do edifício está em exposição no Pavilhão Dinamarquês para a Bienal de Veneza, ao lado de 15 outros modelos de edifícios que são considerados fonte de orgulho nacional. O tema para o pavilhão dinamarquês deste ano centra-se na "arquitetura que beneficia as comunidades locais", uma qualidade que o Pavilhão encapsula.

7 sites úteis para a rotina de um arquiteto

Ano passado publicamos uma lista de 20 sites que podem tornar a vida de um arquiteto um pouco mais fácil. Da escolha da paleta de cores perfeita à solução de problemas técnicos, a lista buscava oferecer soluções para diversas questões presentes no cotidiano dos arquitetos.

Este ano compilamos um acréscimo de sete sites que podem ajudar a aliviar a rotina dos arquitetos. Veja nossas sugestões, a seguir:

4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza

É impossível escaparmos à arquitetura, seja no nosso campo de visão, seja porque interagimos recorrentemente com ela. Por esse motivo, todas as ocasiões são boas para se falar da arte de construir. A jornalista Cândida Pinto aproveitou o acontecimento da Bienal de Arquitetura de Veneza para fazer exatamente isso. Mais concretamente para nos fazer pensar sobre quatro projetos de habitação social concebidos por Álvaro Siza.

A ideia surgiu do convite feito pelos curadores do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza. Foi assim que nasceu Vizinhos, uma série documental composta por quatro episódios. Ao longo de cada um desses momentos somos levados a conhecer as soluções encontradas por Siza Vieira para os diferentes desafios. São quatro casos, provenientes de quatro tempos e geografias diferentes, mas sempre com o denominador comum de se tratarem de bairros sociais desenhados pelo arquiteto português.

Pesquisadores do RMIT desenvolvem tijolo feito com bitucas de cigarro

O lixo de alguns é o material construtivo de outros. Pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University)  desenvolveram uma técnica para fazer tijolos a partir de uma dos descartes mais comuns do mundo: bitucas de cigarro. Liderada pelo Dr. Abbas Mohajerani, a equipe descobriu que produzir tijolos de argila com apenas 1 porcento de sua massa oriunda de bitucas de cigarro poderia equilibrar a poluição causada pela produção anual de cigarros e, ao mesmo tempo,  produzir tijolos mais leves e eficientes. 

Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

Nosso relato é uma reflexão sobre as lições aprendidas projetando e revisitando edifícios para as pessoas com demência. Os visitantes entram no nosso espaço no final do Arsenale através de uma abertura nas paredes divisórias. A sala é escura, em contraste com o brilho projetado no chão. O piso acomoda um desenho animado, de 4,8 m x 6,4 m, do Centro Respite de Alzheimer. O desenho é dinâmico, com múltiplas mãos projetadas movendo-se através do plano do chão, enquanto criam fragmentos de um plano. Eles se fundem e se sobrepõem. Essas mãos representam dezesseis indivíduos que habitam uma série de salas no Centro do Alzheimer. A projeção consistentemente trabalha a clareza de uma planta completa, mas fica aquém de alcançá-la.

Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016  - Image 1 of 4Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016  - Image 2 of 4Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016  - Image 3 of 4Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016  - Image 4 of 4Losing Myself: Por dentro do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2016  - Mais Imagens+ 18

MoMA anuncia grande retrospectiva em homenagem aos 150 anos de nascimento de Frank Lloyd Wright

Recentemente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque anunciou uma grande retrospectiva da obra de Frank Lloyd Wright que acontecerá em 2017, em comemoração ao 150 anos de nascimento do arquiteto. Com inauguração prevista para junho, a exposição contará com aproximadamente 450 obras de todas as fases da carreira de Wright, incluindo desenhos de arquitetura, modelos, maquetes construtivas, filmes, aparições em programas de televisão, mídia impressa, mobiliário, tecidos, pinturas, fotografias e anotações, além de diversas obras inéditas ou raramente exibidas ao público.

Andrés Jaque vence o Prêmio Friederick Kiesler de Arquitetura e Arte 2016

Na manhã de hoje em Viena, o júri do Prêmio Friederick Kiesler de Arquitetura e Arte 2016 divulgou o nome do vencedor de sua décima edição: Andrés Jaque, primeiro espanhol a receber a honraria. 

Concedido alternadamente pela República da Áustria e a cidade de Viena, o prêmio celebra as "realizações extraordinárias na arquitetura e nas artes que tenham a ver com o posicionamento experimental e inovador de Frederick Kiesler e sua teoria das 'artes correlativas', transcendendo os limites entre as disciplinas tradicionais", de acordo com o estatuto do concurso. 

CAU/RJ abre inscrições para 4ª edição do Programa de Patrocínio Cultural

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) está em busca de projetos culturais que valorizem a arquitetura e o urbanismo no estado. Os interessados podem se inscrever, até o dia 22 de julho de 2016, na quarta edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, com propostas de eventos, cursos, publicações e produções culturais diversas.

O edital foi lançado no dia 8 de junho com algumas novidades. As cotas de patrocínio foram ampliadas. Projetos com alcance estadual podem receber até R$ 25 mil, já os de alcance nacional, até R$ 35 mil. Em 2015, o valor máximo era de R$ 25 mil. Os projetos também serão avaliados antes da documentação exigida, o que dará mais tempo aos candidatos para obter as certidões necessárias. O resultado final será anunciado no dia 29 de setembro.

Prospect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

Pessoas vestindo uma enorme cabeça escultural de um unicórnio tornou-se uma das imagens mais surreais a serem vistas na Bienal de Veneza 2016.

Parte da exposição Prospect North no Pavilhão escocês, produzida em conjunto por Lateral North, Dualchas Architects e Soluis, um estúdio de design e visualização de Glasgow, as cabeças de unicórnio, alce e urso polar permitem que você seja imerso numa realidade virtual do mundo do passado, presente e futuro das Highlands.

Prospect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016 - Image 1 of 4Prospect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016 - Image 2 of 4Prospect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016 - Image 3 of 4Prospect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016 - Imagem de DestaqueProspect North: Por dentro do Pavilhão da Escócia na Bienal de Veneza 2016 - Mais Imagens+ 6

Nova instalação do Victoria and Albert Museum explora a biomimese na arquitetura

O Victoria and Albert Museum divulgou sua mais recente instalação: o Elytra Filament Pavilion,um projeto que apresenta o resultado de quatro anos de pesquisa sobre a integração da arquitetura, engenharia e princípios de biomimética através de experimentações de como sistemas de fibras biológicas podem ser transferidos à arquitetura.

A estrutura de 200 metros quadrados é inspirada em princípios de construção leve encontrados na natureza, precisamente,  "as estruturas fibrosas das conchas das asas anteriores dos besouros voadores conhecidos como elytra", afirma o comunicado de imprensa. 

Entregar nossos parques estaduais a empresas privadas é solução?

No dia 7 de junho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou Projeto de Lei proposto pelo Executivo estadual que autoriza a concessão para a iniciativa privada de 25 parques públicos estaduais, por até 30 anos, para exploração de ecoturismo, madeira e subprodutos florestais (veja a lista completa ao final do texto). Elaborado em 2013, o projeto foi discutido pela última vez em audiência pública em 2015. Na semana passada foi desenterrado e colocado para votação em regime de urgência. A justificativa é que atrairá investimentos para o Estado em um momento de crise fiscal e falta de recursos para fazer a gestão destes bens comuns.

Duas qualidades essenciais para ter sucesso na arquitetura

Este artigo foi originalmente publicado por The Architect's Guide como "The Two Qualities You Need For Architecture Career Success."

Em uma pesquisa publicada na Success Magazine alguns anos atrás, foram apresentadas 20 qualidades de um funcionário ideal, e pediu-se que selecionassem a mais importante.

86% dos executivos seniores selecionaram, dentre tantas outras, duas qualidades como as mais importantes para promoção e para o sucesso da carreira:

Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano seleciona 25 finalistas para a edição deste ano

Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano seleciona 25 finalistas para a edição deste ano - Imagem de Destaque
Cortesia de European Prize for Urban Public Space

O Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) divulgou a lista de finalistas para a edição de 2016 do European Prize for Urban Public Space. Um júri internacional composto por arquitetos, críticos e diretores de museus e instituições de toda a Europa selecionou 25 projetos dentre as 276 propostas enviadas de 33 países. Segundo a organização, "[os projetos finalistas reconhecem] a criação, recuperação e melhoria nos espaços públicos como indicadores claros da saúde democrática de nossas cidades." Todos os finalistas terão sua obra exibida em uma exposição que percorrerá a Europa ao longo dos dois próximos anos, e também serão publicados em um arquivo online juntamente com os finalistas de edições passadas. O vencedor de 2016 será anunciado no dia 4 de julho no CCCB.

Obras de Álvaro Siza e Fundação Calouste Gulbenkian na nova lista de Portugal para o Patrimônio Mundial

A nova lista indicativa de Portugal ao Patrimônio Mundial que foi recentemente concluída integra a obra construída de Álvaro Siza e a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa – mais concretamente o conjunto constituído pelo edifício-sede (projeto dos arquitetos Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa) e pelo parque (projeto de António Viana Barreto e de Gonçalo Ribeiro Telles). Também a rota de Fernão de Magalhães, que em 1522 concluiu a primeira viagem de circum-navegação, e os caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela passam a integrar a lista.

A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas

Hoje em dia, os principais materiais de construção utilizados na indústria da construção são concreto, aço e madeira. Do ponto de vista da sustentabilidade ecológica, há quatro diferenças importantes entre estes três materiais: em primeiro lugar, a madeira é o único material dentre os três que é renovável; segundo, a madeira precisa apenas de uma pequena quantidade de energia para ser extraída e reciclada em comparação com aço e concreto (mas a implementação de seu potencial não é tão desenvolvida até o momento); em terceiro lugar, a madeira não produz resíduos até o final da sua vida, uma vez que pode ser reutilizada muitas vezes em vários produtos ou ser utilizada como combustível e; quarta, a madeira absorve grandes quantidades de carbono da atmosfera, - uma árvore pode conter uma tonelada de CO2 [1] - e o carbono absorvido permanece incorporado enquanto a madeira estiver sendo utilizada.

Considerando o fato de que 36% das emissões totais de carbono na Europa, durante a última década, vieram da indústria da construção [2], bem como 39% das emissões totais de carbono nos Estados Unidos [3], a materialidade da construção deve ser uma prioridade futura na regulamentação pública como medida contra o aquecimento global. A quantidade de CO2 na atmosfera e o nível de emissões de carbono das grandes economias em todo o mundo são as grandes questões que precisam ser resolvidas com urgência, a fim de evitar maiores catástrofes climáticas, possivelmente mais freqüentes no futuro. O regulamento em vigor em vários países da UE, que incentiva a utilização de materiais renováveis em edifícios, está mostrando a direção que a indústria da construção deve seguir. Se estas medidas forem adotadas em toda a UE e mais - se outros países começarem a seguir esta tendência também - haverá significativamente mais madeira nas cidades.

A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas - Image 1 of 4A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas - Image 2 of 4A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas - Image 3 of 4A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas - Image 4 of 4A cidade compacta de madeira: como o uso da madeira pode ajudar a combater as mudanças climáticas - Mais Imagens+ 2

Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares

O Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen para a Bienal de Veneza 2016, é descrito pelos arquitetos como "uma série de exteriores dentro de outros exteriores". Quebrando esse mistério, o que emerge é um complexo labiríntico de círculos - dez deles - formados com aço, cimento e gesso pintados, que coletivamente criam uma série de paredes, mas sem teto, formando assim um pavilhão que é aberto aos elementos de cima. O título do pavilhão, "Vara", que conta com 324 m², refere-se a uma unidade espanhola de medição, imprecisa e obsoleta, utilizada durante a conquista do país na América para rastrear e medir cidades. Cada um dos círculos do Pavilhão Vara é um diâmetro da unidade, variando de 2 a 11.

Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Image 1 of 4Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Image 2 of 4Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Image 3 of 4Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Image 4 of 4Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen's na Bienal de Veneza, é um Labirinto de Formas Circulares - Mais Imagens+ 33

Onde a tecnologia dos elevadores no levará com suas recentes inovações?

Muitos avanços tecnológicos mudaram o modo como projetamos nos últimos 150 anos, mas talvez nenhum tenha causado um impacto maior que a invenção do elevador. Antes da invenção da trava de segurança para elevadores de Elisha Otis em 1853, os edifícios raramente superavam  os 7 pavimentos. Desde então, as construções vêm alcançando alturas cada vez maiores. Em 2009, o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, atingiu a marca de 163 pavimentos (e para acessá-los: elevadores Otis). Em um século e meio que separam esses dois marcos históricos, a tecnologia dos elevadores mudou relativamente pouco --  até agora. 

Entrevista com os Curadores do Pavilhão Espanhol vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2016

Este vídeo é parte de uma parceria entre o ArchDaily e o fotógrafo espanhol Jesús Granada. O acervo de imagens de Granada da Bienal podem ser obtidas em seu site, aqui. A cobertura completa da Bienal de Veneza 2016 pode ser vista aqui.

Em uma entrevista conduzida por Jesús Granada, os curadores do Pavilhão Espanhol da Bienal de Veneza 2016, Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns, discutem o seu raciocínio e intenções para o projeto do Pavilhão que recebeu o Leão de Ouro. Intitulado "Unfinished", Quintans descreve a influência do projeto como "a detecção da realidade, mostrada através de fotografias, do que aconteceu (na Espanha), após a bolha habitacional, em primeiro lugar o boom imobiliário e depois a crise, e como nós podemos oferecer soluções graças aos muitos arquitetos talentosos dos muitos projetos que foram realizados na Espanha e foram parcialmente obscurecidos. "O pavilhão responde ao chamado do diretor Alejandro Aravena para pavilhões nacionais que identifiquem as respostas nacionais para dilemas de arquitetura que poderiam ser as soluções para outros lugares que enfrentam problemas semelhantes.

Brinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG

Todos os anos a Serpentine Gallery convida um arquiteto a projetar um pavilhão que ocupará seus gramados e receberá as centenas de milhares de visitantes nos meses de verão. Pavilhões temporários como este são uma oportunidade importante para arquitetos testarem novas ideias e comunicarem ao público o que a arquitetura é e o que ela poderia ser.

A menos que você esteja em Londres, não terá a oportunidade de visitar fisicamente o pavilhão, mas graças a internet podemos levar você até lá. 

Brinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG - Imagem de DestaqueBrinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG - Image 1 of 4Brinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG - Image 2 of 4Brinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG - Image 3 of 4Brinque com a versão paramétrica do Serpentine Pavilion do BIG - Mais Imagens+ 3

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